O significado da música Dois de Paulo Ricardo.

A Montanha Russa dos Sentimentos em 'Dois' de Paulo Ricardo.




Em meados dos anos 90 o cantor Paulo Ricardo deixava a linha mais próxima ao Rock Brasileiro para enveredar na ceara pop-romântica. Era uma clara influência vinda dos tempos de adolescente quando ele embalava os seus sonhos apaixonados ao som de Roberto Carlos. O marco para esse novo estilo do cantor veio no álbum “O Amor Me Escolheu”, que contou com a faixa “Dois”, uma parceria com Michael Sullivan, um dos mais influentes compositores da década anterior. O single integrou ainda a trilha sonora do folhetim “Corpo Dourado” de Antônio Calmom, estrelado por Cristiana Oliveira e Humberto Martins.

A música 'Dois', interpretada por Paulo Ricardo, ex-vocalista da banda RPM, é uma viagem emocional que explora os altos e baixos de um relacionamento amoroso. A letra da canção descreve a complexidade dos sentimentos que surgem quando um amor parece chegar ao fim, mas ainda há uma chama de esperança que persiste. A narrativa começa com a rejeição, onde o eu lírico é confrontado com palavras duras de um amor que pede para que ele se afaste. A dor da separação é palpável nas primeiras estrofes, onde a decisão parece definitiva e carregada de certeza.




No entanto, a música logo revela uma reviravolta, quando a pessoa amada retorna, trazendo dúvidas e a possibilidade de que o fim anunciado talvez não seja tão certo assim. A 'voz suave' que retorna é um contraste com a decisão anterior, sugerindo que os sentimentos são mais complicados do que pareciam. A letra fala sobre a incerteza e a tentação de se entregar ao amor, mesmo quando parece proibido ou imprudente. A metáfora de 'pular de olhos fechados' e 'ganhar asas e voar' ilustra a ideia de se arriscar pelo amor, de enfrentar o desconhecido e a possibilidade de se libertar das amarras do medo.

Paulo Ricardo traz em 'Dois' uma reflexão sobre a complexidade dos relacionamentos e a dificuldade de se desapegar de um grande amor. A música ressoa com aqueles que já viveram a incerteza de um amor que vai e vem, e a luta interna entre a razão e a emoção. 'Dois' é um convite para refletir sobre as escolhas amorosas e a coragem necessária para seguir o coração, mesmo quando o caminho é incerto.

0 Comentários

Paulo Ricardo

A um passo da eternidade